top of page

Nutrição Antroposófica


Desenvolvimento infantil: Primeiro Setênio

Imagem: FreePik

O pão vem do grão,

o grão vem da luz,

a luz é a face de Deus

que a produz.

O fruto da terra,

que da luz de Deus

é que provém, que em

meu coração

possa transformar-se

em luz também.

Martin Tittmann

Alimentar-se está além do ato de ingerir; consiste no processo da escolha consciente dos alimentos que preza o seu cultivo e todos os sentimentos envolvidos no ato, além da dinâmica presente no ambiente. Assim sendo, a antroposofia aborda a temática da alimentação como uma forma de nutrição do corpo, alma e espírito.


A Biodinâmica - cultivo dos alimentos orgânicos e livres de pesticidas - consiste em contemplar o solo, plantas e animais de acordo com as melhores técnicas de cultivo. Tal consciência no manejo da nutrição traz grandes benefícios à saúde. Além disso, a Antroposofia enfatiza a importância dos cereais na alimentação humana, considerando sua forma integral. Desta forma, o IRIS JARDIM contempla em sua dieta semanal os cereais mais utilizados na nutrição antroposófica, sendo:


Segunda-feira: Arroz

Terça-feira: Cevada

Quarta-feira: Painço

Quinta-feira: Centeio

Sexta-Feira: Aveia

Sábado: Milho

Domingo: Trigo


Considerando que o homem é nutrido de percepções sensoriais (cheiros e sabores), sentimentos, ideias, beleza, ar e alimentos, as receitas são adaptadas às estações do ano e sempre leva em consideração restrições alimentares dos alunos, com o objetivo de manter-se uma dieta saudável vivenciada com liberdade e não como imposição.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page