top of page

Outono, estação de cuidar do pulmão


“OUTONO

Hemisfério Sul

Entrar nas profundezas de meu ser:

Estimula um anseio pressago

De me encontrar na auto-contemplação,

Como dádiva do sol de verão

Que, aquecendo, vive como germe

Na atmosfera de outono,

Como impulso de forças de minha alma.”

STEINER, Rudolf. Calendário da Alma (Versão em Português), p.19, 2011.



Com a chegada do Outono, caracterizado pelo tempo seco, temperaturas amenas e o aumento da poluição, há uma mudança comportamental no qual as pessoas tendem a ficar em ambientes mais confinados e cheios, aumentando a proliferação de vírus e bactérias que afetam o pulmão. Além disso, a exposição a fungos e bactérias aumenta pelo uso de cobertores e outras roupas de frio que ficaram muito tempo guardados nos armários.


Há algumas medidas básicas que podemos tomar para os cuidados nesta época do ano, como manter a casa limpa e arejada (ao menos por um período do dia), lavar as mãos ao chegar em casa e antes das refeições, evitar locais fechados com grandes aglomerações e contato com pessoas resfriadas, além de ter cuidado com a higiene ao espirrar ou tossir.


A medicina antroposófica explica que a imunidade é a característica da organização do Eu, que molda a nossa constituição individual e investe no fortalecimento das defesas próprias do organismo, levando em consideração a dinâmica do ambiente e o ritmo de todos aqueles ali inseridos. Os tratamentos oferecidos tem um olhar que abrange para além dos sintomas físicos, considerando os fatores emocionais, grandes desencadeadores de doenças.


As doenças relacionadas ao pulmão - que não são exclusivas das estações frias do ano - e que nem sempre possuem uma cura definitiva, devem ser tratadas com foco no controle, por isso, no Outono, proteger o corpo com roupas adequadas nos períodos da manhã e tarde, quando as temperaturas caem e ingerir líquidos quentes ajudam a manter um ritmo de qualidade perante o frio.


No ÍRIS JARDIM, toda manhã as crianças vão chegando e logo percebem o cheiro de Chá! Assim que toda turma está reunida, uma roda é preparada, ouve-se o barulhinho daquela pequenina cachoeira que escorre em cada xícara, e esse calor perfumado aquece seus corpinhos permeados com esse carinho que a professora traz em seu ninho... agora estão prontinhos para o dia começar! Além disso, não nos esquecemos de oferecer água várias vezes ao dia, pois é muito comum, com a chegada do frio, esquecermos da hidratação.


Com a chegada desta nova estação, também aumenta a preocupação em manter os pezinhos aquecidos, principalmente durante o início da manhã. Logo, as crianças usam suas pantufas enquanto brincando dentro da sala.


Outro recurso que mantemos com grande atenção é a sequência das atividades propostas alternadas, sendo ora estimulando a concentração, ora a expansão, e assim auxiliando a estrutura rítmica, tanto física quanto anímica, tornando as crianças cada vez mais fortalecidas para superar as transições.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page