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Desenvolvimento infantil: Primeiro SetĂȘnio


Desenvolvimento infantil: Primeiro SetĂȘnio


Segundo a Pedagogia Waldorf, criada por Rudolf Steiner hĂĄ quase 100 anos, o desenvolvimento de um ser humano divide-se em setĂȘnios e, em cada um deles, as manifestaçÔes de atividades possuem focos diferentes.


No primeiro setĂȘnio, que compreende o perĂ­odo de 0 a 7 anos, a criança prioriza suas energias no desenvolvimento do seu fĂ­sico e, portanto, estĂĄ em constante atividade corporal que, dependendo de sua intensidade, o capacita para atuar, na vida adulta, no Ăąmbito cultural-intelectual.


Nesta fase, a criança absorve tudo o que lhe estiver ao alcance e ela vive de maneira ingĂȘnua em relação Ă  distinção do que Ă© bom ou ruim. Seus ĂłrgĂŁos estĂŁo atentos aos estĂ­mulos e, atravĂ©s da repetição dos mesmos, reage no externo a partir da imitação. Mesmo ainda sem consciĂȘncia, começa-se a ser moldada sua futura moralidade.


O desenvolvimento do corpo fĂ­sico depende do ambiente no qual a criança estĂĄ inserido e os estĂ­mulos presentes sĂŁo os responsĂĄveis por influenciar seus ĂłrgĂŁos internos e o seu psicolĂłgico. Isto significa que a sua saĂșde depende, em grande parte, do que lhe foi oferecido nesta fase.


Os trĂȘs primeiros anos de vida da criança representam uma mente absorvente ainda inconsciente, cujos aprendizados ficam gravados no cĂ©rebro para serem usadas posteriormente. Neste perĂ­odo, a criança conquista o andar ereto, a fala e inicia o processo do pensamento. É portanto, a fase considerada a mais importante da vida e que diferencia os seres humanos dos demais animais. Neste sentido, o acompanhamento educacional deve ser focado e atender as necessidades bĂĄsicas com o mĂ­nimo de interferĂȘncias em tais processos Ășnicos e naturais.


Entre dois e trĂȘs anos de idade, inicia-se a fase no qual a criança se percebe como indivĂ­duo e muitas vezes, mal interpretados na sua busca para entender o seu “eu prĂłprio”, sĂŁo taxadas de teimosas. Em torno dos trĂȘs a quatros anos, jĂĄ no jardim de infĂąncia, a criança aprende a conviver socialmente mostrando grande capacidade de uso de pensamentos arbitrĂĄrios, mas muitas vezes retratando o que chamamos de “fantasia infantil”, no qual o ato de brincar Ă© influenciado por imitação e fantasia. Nesta fase, percebe-se grande uso das mĂŁos, braços e domĂ­nio da respiração.


Por volta dos cinco anos de idade, inicia-se uma nítida organização das brincadeiras no qual as imitaçÔes se tornam mais fiéis à realidade e a percepção do que jå aconteceu, do que estå acontecendo e do que estå por vir jå se faz presente. Entre cinco e seis anos, as crianças jå estão mais ågeis na utilização das pernas e pés.


No primeiro setĂȘnio, a criança ainda nĂŁo desenvolveu sua capacidade de raciocĂ­nio e, portanto, o educador nĂŁo deve focar pela compreensĂŁo, mas utilizar da repetição para o incentivo a imitação. É por este motivo que o ritmo diĂĄrio torna-se uma chave para que o indivĂ­duo se torne sadio na vida adulta.


Pensando nas características do desenvolvimento da primeira infñncia, o ÍRIS JARDIM procura criar um ambiente propício para a formação desses indivíduos, fazendo dele uma extensão do lar, dando especial importñncia à qualidade dos fenîmenos e objetos que irão influenciar a formação e desenvolvimento dos órgãos dos sentidos.

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