Please reload

Posts Recentes

Desenvolvimento infantil: Primeiro Setênio

June 9, 2017

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Trabalhando o significado da Páscoa com as crianças

March 30, 2017

 

"Era uma vez uma lagartinha

Que encontrou quatro folhinhas

Uma ela mastigou

a outra ela engoliu

a outra ela triturou

e a outra ela devorou

 

Veio um raio de Sol e a enrolou

Veio a chuva

veio o vento

 

Veio outro raio de Sol e a acordou

Epa, duas anteninhas!

Epa, duas asinhas!

E numa linda borboleta a lagartinha se transformou.

E voou, voou, voou"

 

Tudo o que marca os ritmos anuais são importantes acontecimentos na vida das crianças. Assim sendo, as festas são vivências que devem ser promovidas de forma simples e direta para que possamos propiciar à elas uma satisfação diante da expectativa de sua chegada.

 

A Páscoa marca a época da Paixão, Morte e Ressureição e, no calendário cristão, é considerada a festa mais importante do ano. Ela ocorre no primeiro dia da semana - Domingo - após a primeira Lua Cheia, dia no qual Cristo ressuscitou. Tal data em especial tem uma estreita relação com o sol, astro que está relacionado com esse dia da semana (do inglês, Sunday).

 

A palavra Páscoa tem origem do hebraico, Pessach e significa Passagem. Na história, é marcada pelo desafio de Moisés ao faraó ao levar o seu povo rumo à Terra Prometida, libertando-os da escravidão e marcando uma vitória da vida sobre a morte.

 

A época de Páscoa é um convite à preparação interna e do ambiente para a compreensão do seu verdadeiro sentido. É importante considerar alguns pontos, como por exemplo, como a natureza se apresenta (no Hemisfério Sul, comemoramos a Páscoa no Outono) e quais os símbolos presentes no nosso cotidiano.

 

Atualmente, o significado espiritual da Páscoa tem perdido lugar para o consumismo dos ovos de chocolate, mas é importante lembrá-la como um período para reflexões e grande oportunidade de deixar para trás aquilo que já não nos faz mais sentido para dar espaço ao novo florescer, que precisa ser cultivado. É um exercício interior de consciência que pode ser trabalhado desde cedo com as crianças, com a simbologia adequada.


No ÍRIS JARDIM, nesta época do ano, a simbologia da Páscoa é contada através da metamorfose da lagarta em borboleta, representando a morte do corpo, sua transformação e o renascer, assim como trabalha-se com as oficinas dos ovos que também representa uma nova vida em estado germinal que rompe a casca dura para desabrochar com plenitude.

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Fale conosco ou envie um email para secretaria@irisjardim.com.br
Íris Jardim de Infância
Rua Francisco de Barros Filho, 235
Barão Geraldo º Campinas º SP