top of page

Edison Rosa aborda estímulos, uso da tecnologia e o brincar em Roda de Conversa


A Roda de Conversa com o médico pediatra Antroposófico, Dr. Edison Rosa, ocorrida na noite de terça-feira, 14/03, na escola Íris Jardim de Infância foi bastante proveitosa para pais e professores interessados em aprofundar os conhecimentos sobre a antroposofia, o cuidado com as crianças e o auto-conhecimento.


Com sala cheia, o primeiro ponto a ser abordado foi em relação às regras. O senso comum afirma que escola Waldorf não tem regras, quando na verdade, as regras existem e são bem claras e amorosas, explicou Dr. Edison. As crianças em um jardim de infância com essa pedagogia seguem um ritmo das atividades do dia que traz segurança para os pequenos.


Outro assunto levantado foi a tendência atual em querer estimular precocemente a criança intelectualmente, porém sem respeitar o tempo de desenvolvimento, pois é fato que ela tem uma altíssima capacidade de absorver informações. Para isso, explicou brevemente os conceitos de corpo físico, corpo etérico, corpo astral e o Eu mostrando o tempo adequado para o amadurecimento ideal de cada um destes corpos, enfatizando a importância do brincar e movimentar-se durante a infância.


Os pais também questionaram o uso da tecnologia por crianças. Como não ceder à tentação de colocar um desenho, quando precisamos cozinhar ou limpar a casa? O médico e outros pais puderam compartilhar experiências e dar dicas de como lidar com a demanda das crianças. Nesse ponto ter regras ajuda. Isso facilita a criança entender o momento de brincar com os pais e o momento das tarefas. Além disso, os afazeres da casa podem ser sempre inseridos na rotina da criança como uma brincadeira: lavar a louça, varrer a casa... E claro, muita criatividade para tirar o foco da tecnologia e estimular que a criança crie algo para fazer, exercitando a genuína Vontade.


Foi uma noite de reflexão e de pais que querem “remar contra a maré” numa sociedade com padrões que não tem consciência das consequências das escolhas do presente e suas relações com o futuro destas crianças.


O Íris Jardim da Infância agradece a presença e a disposição do Dr. Edison Rosa em compartilhar conosco seus conhecimentos, com muita amorosidade e respeito. Também agradece a todos os presentes pela colaboração para esta boa noite.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page