Please reload

Posts Recentes

Desenvolvimento infantil: Primeiro Setênio

June 9, 2017

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Como o ritmo interfere na qualidade de vida?

March 15, 2017

 

"No respirar duas graças podem se encontrar
Respirar o ar, e dele se livrar
Expirar constrange
Inspirar refresca
Tão linda é feito da vida uma mescla
Agradeça a Deus quando Ele te aperta
E agradeça quando, de novo
Te liberta"

(Goethe)

 

O ritmo está presente em todos os aspectos da vida, desde as estações do ano, sucessão do dia e da noite, nas múltiplas trajetórias dos planetas, até no funcionamento do nosso corpo humano, como nossa respiração, o ciclo menstrual feminino, os batimentos do coração, entre outros. Não é a toa que, fora do ritmo, nosso corpo tende a adoecer.

 

Partindo desse ponto de vista, por quê seria diferente pensar que uma vida sem ritmo não afetaria a nossa qualidade de vida?

 

No ÍRIS JARDIM, respeitamos o ritmo natural das crianças com atividades de expansão e contração, no qual elas alternam atividades internas (dentro das salas) e externas (no jardim e no parque) que são “guiadas” por cantigas e histórias. Ressaltamos também que, dentro da proposta da escola, cada uma das crianças tem seu próprio ritmo respeitado, para que cada uma delas possa ter contato com a sua própria essência.

 

Os ritmos são a base de qualquer processo de adaptação e para formação de hábitos e, por isso, o ÍRIS JARDIM faz questão de cuidar dos horários de “tensão” e “relaxamento” para que as crianças sintam-se seguras e realizem as atividades com prontidão e boa vontade.


Michaela Glöckler e Wolfgang Goebel reforçam em seu livro Consultório Pediátrico - Um conselheiro médico-pedagógico, a importância da observância e cultivo dos ritmos para a saúde da criança e que os mesmos devem ser vistos do ponto de vista diário, semanal, mensal e anual, já que a estruturação de atividades alternam dia e noite, dias da semana, mudanças climáticas e celebrações de datas comemorativas que auxiliam o cultivo da estabilização da saúde, começando pela primeira infância e levando benefícios para a sua vida adulta.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square