A pedagogia Waldorf fundamenta-se no estudo do ser humano à luz da antroposofia. Desta forma, a busca do professor está em retirar os desafios físico-anímicos para que a criança possa se desenvolver plenamente.

Neste caminho, diferentes fases de vida do indivíduo são vistas como portadoras de diferentes necessidades. Os educadores, então, trabalham e trazem para as crianças aquilo que mais adequado é para sua idade.
No Jardim de Infância a criança vive o exemplo do trabalho em casa, aprendendo com o ritmo do dia-a-dia como viver em harmonia com outros indivíduos, com o lar e com a natureza.

 

 

 

A Antroposofia procura responder às perguntas mais profundas do homem por meio da razão, porém sem negar-lhes anseios espirituais. Possibilita novas perspectivas ao ser humano na ampliação de suas faculdades mentais, elevando sua percepção e seu pensar a outras dimensões. Considerando o homem uma síntese de todo Universo, dimensão que permeia e transcende a física.
Os resultados das pesquisas antroposóficas serviram de fundamento para iniciativas sociais - a Pedagogia Waldorf, a medicina e farmacologia, a agricultura biodinâmica, a pedagogia terapêutica e a pedagogia social.

Fonte: http://www.federacaoescolaswaldorf.org.br/pedantr.htm



Aprofunde-se:

 

www.federacaoescolaswaldorf.org.br

www.sab.org.br

www.antroposofica.com.br

Antroposofia

Educação para a liberdade

Fale conosco ou envie um email para secretaria@irisjardim.com.br
Íris Jardim de Infância
Rua Francisco de Barros Filho, 235
Barão Geraldo º Campinas º SP